Pesquisar Neste blog

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Estereograma: Uma técnica que desafia a inteligência de muitos!!!

O grande barato dos estereogramas é a possibilidade de ver a olho nu, sem a ajuda de óculos ou qualquer outro tipo de equipamento, imagens tridimensionais escondidas dentro de uma outra imagem, ou seja, é uma espécie de imagem aparentemente sem lógica e sem sentido, que traz dentro de sim uma segunda imagem tridimensional, oculta, que surpreende a qualquer um que consegue dominar a técnica e enxergar essa segunda imagem.
Mas você sabe o que são estereogramas? Segundo a enciclopédia digital Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Estereograma), um estereograma é uma técnica de ilusão de óptica, onde, a partir de duas imagens bidimensionais complementares, é possível visualizar uma imagem tridimensional. Basicamente deve-se ver cada uma das duas imagens bidimensionais com um dos olhos, gerando-se a ilusão da tridimensionalidade. Este efeito é possível graças ao efeito Estereoscópico onde para a imagem captada por cada olho, o cérebro "funde" as imagens dando efeitos tridimensionais à visão.
Em resumo: um estereograma é uma técnica de ilusão de ótica, onde, a partir de duas imagens bidimensionais complementares, é possÍvel visualizar uma imagem tridimensional. Basicamente deve-se ver cada uma das duas imagens bidimensionais com um dos olhos, gerando-se a ilusão de enxergar em três dimensões.
Com a popularização dos computadores, softwares específicos passaram a “montar” essas imagens, com a junção de duas imagens, uma sobreposta a outra, com pequenas diferenças praticamente invisíveis, criando as imagens chamadas de estereogramas, que trazem dentro de si uma segunda imagem tridimensional, que pode ser vista a olho nu depois de “aprender” a enxergar essas imagens.


COMO VER UMA IMAGEM OCULTA EM UM ESTEREOGRAMA?
Para conseguir enxergar um estereograma, o princípio básico é desfocar a vista da imagem, de maneira que ambas as perspectivas sejam captadas. Alguns recomendam olhar o infinito, ou seja, fitar a vista num objeto distante e, sem desfocar, voltar a olhar a imagem. Outros preferem fitar a visão em um dedo sobre a imagem e lentamente retirá-lo, ou observar o reflexo da imagem num vidro, ou olhar a imagem bem de perto e, mantendo o foco, ir afastando a cabeça, de forma que o foco saia do papel até encontrar o ponto ideal. Depende de cada pessoa e sua condição visual. Alguns estereogramas já trazem um auxílio, como dois pontos, onde você foca a sua visão de forma que os 2 pontos se transformem em 3, então a imagem pretendida aparecerá.
Existem duas formas básicas de olhar um estereograma e enxergar a imagem 3 D oculta dentro da mesma. A Primeira forma é o “Olhar convergente” que consiste em olhar para um ponto entres seus olhos e o estereograma. A outra Forma é o Olhar divergente, onde você dirige seu olhar a ponto fixo além da imagem.
Para facilitar sua vida, utilize esse procedimento: Abra o estereograma na tela, com o tamanho suficiente para preencher toda tela. Depois mova o cursor do mouse para um canto da tela de forma a não confundir seu cérebro e aproxime sua cabeça bem próximo do monitor, tipo 5 centímetros do monitor. Fixe seus olhos no centro da imagem e comece a se afastar vagarosamente, sem piscar e sem focar a imagem, ou seja, tente olhar “além” da imagem, de forma que seus olhos desfoquem e passem a ver duas imagens, que vão montar uma sobre a outra, formando a terceira imagem.
Confesso que no início não é nada fácil. A maioria das pessoas que ensinei a técnica não conseguiu obter resultados positivos nas primeiras tentativas, pois é um processo bem complicado, mas não desista. Garanto a você que quando conseguir enxergar a primeira imagem, vai virar um viciado.

O site http://www.inf.ufsc.br/~otuyama/port/stereogram/basic/ apresenta uma matéria muito boa, que nos permite ter uma idéia muito clara de como funciona essa técnica. Confira, pois vale a pena.

Abaixo postei algumas imagens que achei garimpando a net. Atualmente existem milhares de sites que postam matérias e imagens sobre esse assunto. Uma dica é procurar pela palavra estereogramas no na seção imagens do Google (www.google.com).

Boa Diversão!!!
  
BEM. AGORA É COM VOCÊ. TENTE VER AS IMAGENS OCULTAS NOS ESTEREOGRAMAS ABAIXO. VALE A PENA!!!



















8 comentários:

  1. Ótimo post. Eu gosto muito dessas imagens. Tenho um livro com dezenas de imagens em 3d. Consigo vê-las através de duas técnicas. Convergindo o olhar e o divergindo, o que dá volume ao desenho escondido e a outra, cria a imagem, porém cria um vácuo em seu lugar.

    ResponderExcluir
  2. O Silmar tem alguns cartões desses, mas eu não conseguia ver nada. Tentarei novamente com suas dicas.

    ResponderExcluir
  3. Gente, consigo ver somente fundos!
    Na imagem 5 vejo duas borboletas, mas com a mesma textura do fundo, no máximo silhuetas em 3d, é só isso?

    ResponderExcluir
  4. consigo com facilidade ver todas as imagens, mas nao encontro quem consegue, pq? Alguém sabe me dizer?

    ResponderExcluir
  5. Só pode ser por falta de empenho ao tentar ver. Fisicamente, todos nós podemos ver.

    ResponderExcluir
  6. Olá Evando, Bacana as dicas para ver o estereograma. Achei um livro de 1994 com alguns estereogramas bacanas tb, vou deixar o link se achar que agrega no seu artigo.

    http://tudofeminino.com.br/interessantes-e-curiosidades/imagens-3d-estereograma/

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Consegui ver todos!
    E apenas uma questão de treino.
    Todos podem!

    ResponderExcluir